segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Galeria do Poste - Fev.2011 - Botafogo - RJ

Na última sexta feira eu e Caroline Valansi participamos do projeto exposição Galeria do Poste, onde a dupla de artistas convidades expõe um trabalho ou interfere em um poste urbano.O conceito do Poste é itinerante, ou seja, mensalmente os artistas vão"tomando" diversos postes em diversas localidades do Rio de Janeiro. Já aconteceram intervewnções na Lapa, no Baixo Gávea e em Botafogo. Já estão programadas intervenções na Maré, Tijuca e por aí vamos de poste em poste.
Abaixo dá para conferir um pouco do que aconteceu essa última ediçõa em Botafogo.
 Eu, Marco Antônio Portela (o curador) e Caroline Valansi
 esse foi o meu trabalho no Poste.

 trabalho da Caroline Valansi - uma mesa "postátil"

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Sophie Ristelhueber

A obra da fotógrafa Sophie Ristelhueber reflete uma volta ao real. Um mundo no qual o homem fala através de seus vestígios, dos ferimentos que lhes são infligidos ou dos que ele deixa no solo, um mundo de territórios marcados por cicatrizes, através de corpos suturados ou de ruínas da guerra.
Nascida em 1949, a parisiense vem fotografando cicatrizes dos lugares atingidos pela guerra, como Beirute, Kuwait, Bósnia e Iraque, desde 1982, lembrando a violência impressa na terra pelo maquinário da guerra. Além do significado geopolítico de um conflito particular, ela está engajada com as ambiguidades do que ela chama de terreno do real e das emoções coletivas.
No link abaixo uma entrevista da fotógrafa concedida para a revista Art World Magazine de 2009.



quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Nigel Tomm

Recentemente descobri o trabalho do fotógrafo Nigel Tomm, que usa um processo bastante criativo para expressar seu trabalho. Ele produz as fotos, fotgrafa e em seguida "destrói" o material, seja amassando, rasgando... e desse resultado surgem novas imagesn, novas interpretações que ele registra como seu trabalho autoral.
Vale a pena conferir!
http://www.nigeltomm.com/

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Galeria do Poste - Sucursal Rio - Fevereiro de 2011 - Isabela Lira e Caroline Valansi

 O Poste atravessou a baía. No lombo de uma mula, na caçamba de um caminhão, em pé em um ônibus, a pé, de barca, balsa ou a nado, não importa; o fato é que, depois de anos promovendo a confluência de interesses estético-alternativos do lado de cá da ponte, no aprazível bairro do Gragoatá, o Poste enfatiza sua mobilidade e começa sua peregrinação por outras paragens. A Galeria do Poste Arte Contemporânea passa a ter uma sucursal na cidade que maravilha, a Galeria do Poste – Sucursal Rio.
Nessa sexta, dia 25 de fevereiro teremos outra intervençao, em outros postes, dessa vez em Botafogo, na Rua Visconde de Caravelas, onde eu e a Caroline Valansi iremos interferir em 2 postes da rua.
Curadoria de Marco Antônio Portela.
Conto com vcs lá para conferir! E teremos cervejinha gelada para aplacar o calor!

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Holton Rower

Vale a pena conferir o trabalho desse artista nova iorquino. Suas esculturas em especial são um caso a perte. O trabalho Money, em que nele utiliza cédulas de 1 dólar é incrível e obssessivo. Vale a pena conferir.
P.S. Tem um trabalho muito bom também com cabelos...





http://holtonrower.com/?page=gallery&section=sculpture&category=money

Dica de Exposição Bacana

Exposição Ilusão e Fato com curadoria de Osvaldo Carvalho na Galeria Solar Meninos de Luz, coordenada pelo grande Marco Antônio Portela.
Fica a dica, ok?

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Minotauro número 1 - Espelhos

Em dezembro último tive o prazer de participar do número 1 da revista Minotauro, editada por Cassiano Viana e Diego Paleólogo. O tema da revista foi Espelhos, que remeteu ao meu trabalhado Amélia , onde numa referência ao Narciso na fonte de Caravaggio, crio essa mulher, a mulher de verdade, que limpa o próprio chão com seu cabelo.
Deste número também participaram:
Textos: Armando Freitas Filho, Flávio Colker, Luciano Trigo, Jorge Emanuel Espinho, Cassiano Viana, Julio Silveira, Fred Coelho, traduções de Sylvia Plath, por Marina Della Valle, e Kraftwerk, por Sergio Werner. Imagens: Diego Paleólogo, Kelly Lima, Henrique Balthazar, Marta Egrejas, Bruno Moreschi, Isabela Lira, Guilherme Kato, Bárbara Magri, Marcone Moreira e Pedro Koblitz.
Vale conferir a revista! Informações e compra:  minotauro.revista@gmail.com
Abaixo a capa da Minotauro e o meu trabalho publicado.

Festival Foto em Pauta Tiradentes 2011

 Palestra-projeção UM OLHAR SOBRE A FOTOGRAFIA CARIOCA por Patricia Gouvea, sócia-diretora do Ateliê da Imagem - Rio de Janeiro, neste sábado no Festival Foto em Pauta Tiradentes , com trabalhos de Ac Junior, Ana Angelica Costa, Ana Dantas, Ana Carolina Fernandes, André Vieira, Anna Kahn, Bruno Veiga, Calé Merege, Cesar Barreto, Claudia Tavares, Daniela Hallack Dacorso, Deborah Engel, Edu Monteiro, Gilvan Barreto, Gustavo Pellizzon, Isabela Lira, Kitty Paranaguá, Leonardo Ramadinha, Luiza Peixoto Baldan, Marcelo Correa, Marco Antonio Portela, Marcos Bonisson, Marcos Chaves, Marian Starosta, Mauro Fainguelernt, Michel Groisman & Sung pyo Hong, Murillo Meirelles, Patricia Gouvêa, Rafael Adorján, Rebeca Hasel, Renan Cepeda, Rogério Reis, Thiago Barros, Vicente de Mello, Viva Favela e Walter Firmo!

Eu e meu cabelo

Meu cabelo sempre foi instigante para mim. Por diversos motivos: seu tom, avermelhado, que sempre me identificou. Sua forma, liso por escolha e não por si mesmo, já que na realidade ele é ondulado. Por tudo isso tenho uma relação muito forte e estranha com meu cabelo.
Cabelo que emoldura o rosto. E tanto o faz que acaba por invadi-lo. Tomando e tornando-se minha identidade, um corpo único, capilar.
A partir disto, começa a se desenvolver um trabalho fotográfico, uma documentação da ocupação desse cabelo em minha imagem, meu corpo e mais recentemente fora do corpo, tomando forma em objetos, instalações e vídeos. Um cabelo que não cabe em si. Um furacão de sentimentos e idéias, uma obsessão.