sexta-feira, 29 de abril de 2011

Yves Klein

Ontem, estava me lembrando de um artista de que gosto muito: Yves Klein. Mais conhecido como pintor, também fotógrafo, autor de uma das fotos mais icônicas da arte: Saut dans le vide (Salto no Vazio), que aparentemente mostra-o pulando uma janela (ou seria um muro?), braços abertos, em direção ao chão.

Mas não podemos falar de Yves Klein sem mencionar o azul. O Azul Klein, que ele tanto usou em seus trabalhos e pinturas monocromáticas. Ao final da década de 1950 ele patenteou como
International Klein Blue (IKB, =PB29, =CI 77007), embora a cor jamais tenha sido produzida comercialmente.

Paralelamente às pinturas convencionais, em diversos trabalhos Klein utilizou-se de modelos nuas cobertas com tinta azul moviam-se ou imprimiam-se sobre telas para formar a imagem, utilizando as modelos como “pincéis vivos”. Este tipo de trabalho ele denominou de “Antropometria”. Outras pinturas com este método de produção incluem “gravações” de chuva que Klein realizou dirigindo na chuva a mais de 100 km/h com uma tela atada no teto de seu carro, e telas com formas provocadas por sua queima com jatos de fogo.

Ao contrário de representar objetos de um modo subjetivo e artístico, Klein quis que seus temas fossem representados por suas impressões: a imagem de suas ausências. O trabalho de Klein reporta-se intensamente a um contexto teórico e de história da arte, mas também metafísico e filosófico, e em seu trabalho ele visou combinar estes contextos. Ele tentou fazer sua audiência experimentar um estado em que uma idéia poderia ser simultaneamente “sentida” e “entendida”.


Yves Klein e seu azul.



"Pincéis vivos"



Saut dans le vide

Um comentário:

  1. Caricatura salto no vazio (Saut dans le vide, Yves Klein) parte 1 em:

    http://cadernoemcores.blogspot.com/2011/11/90.html

    ResponderExcluir